INFORMAÇÕES IMPORTANTES: O QUE VOCÊ DEVE SABER!

Para a realização de exames laboratoriais é necessário uma amostra do material a ser analisado que pode ser: sangue, urina, fezes, secreções, raspados de unhas, saliva e outros materiais biológicos. Para cada exame existe uma maneira adequada na coleta do material, então, pode haver instrução diferente para coleta de exames de um mesmo material.


SANGUE (Tipos de exames)

JEJUM
Normalmente o sangue deve ser coletado em jejum de 4 a 14 horas,
pois qualquer alimento ingerido interfere no resultado dos exames. Neste período a pessoa só pode tomar água com moderação. Mas nem todos exames precisam deste jejum prolongado. Para alguns bastam apenas 6 horas, e têm aqueles que não precisam de nenhum jejum. Para maiores informações
consulte-nos pelo telefone (21) 2667-3717.


REPOUSO
Os exames devem ser coletados preferencialmente de manhã (das 7:00 as 11:00 horas). O sangue não deve ser coletado após realização de exercícios e/ou atividade física. Existem, também alguns exames que necessitam de repouso de 30 minutos no laboratório antes da coleta.



MEDICAMENTOS
Você deve manter os mesmos medicamentos tomados habitualmente, não precisando suspendê-los para a realização de exames. Basta trazer anotado todos os medicamentos utilizados nos últimos 5 dias. Somente os diabéticos devem deixar para tomar remédio para diabete após a coleta do sangue, pois normalmente o médico quer avaliar o resultado do exame sem o medicamento.



BEBIDA ALCOÓLICA
Vários exames sofrem interferência direta do álcool no organismo como as enzimas do fígado, testes de coagulação e dosagens lipídicas. Portanto é indicado não ingerir álcool 48 horas antes da coleta.



ÁGUA
A água não interfere nos exames de sangue, mas convém tomar com moderação.



FUMAR
O cigarro interfere diretamente em alguns exames, portanto é indicado não fumar 2 horas antes da coleta.


ALIMENTAÇÃO

Nos dias que antecedem a coleta de sangue você deve realizar as mesma refeições de rotina, ou seja, não deve alterar o tipo nem a quantidade de alimentos.


COLETA
A coleta de sangue é realizada através de punção rápida (picada) no braço, com pouca dor local. Bastam alguns minutos de compressão local para parar de sangrar, colocando em seguida um curativo protetor. Mesmo com todos os cuidados durante e após a coleta, raramente poderá aparecer hematoma, ''mancha roxa'', no braço que habitualmente desaparecerá em poucos dias, não acarretando nenhum problema. Para maiores informações ligue para (21) 2667-3717 e fale conosco.




URINA

Para os exames de urina, em uma só amostra, solicitamos que seja coletada em recipiente próprio, fornecido pelo laboratório ou adquirido em fármacias. Para evitar que haja contaminação deve-se fazer uma higiene local antes da coleta. Mulheres em período menstrual não devem fazer exame de urina, exceção apenas para exames de urgência que são coletados com rigorosa instrução do laboratório. Para alguns exames é necessário a coleta de urina durante 24 horas, ou seja, tem que ser coletada toda a urina de um dia. Para estes exames o laboratório dará as instruções por escrito e frasco adequado. Para maiores informações ligue para (21) 2667-3717 e fale conosco.

Ácido Hipúrico
Ácido Vanil Mandélico
Catecolaminas
Cetonúria
E.A Sedimento
Microalbuminúria
Pregnosticon Planotest - TIG
Pregnandiol
17-Cesteróides
5-HIAA (Acido 5 hidroxi-indol-acético)
urina antes ou após jornada de trabalho
urina 24H
urina 24H
urina recente
urina recente
urina 24H
urina recente
urina 24H
urina 24H
urina 24H



FEZES
As fezes são coletadas em casa para maior comodidade do cliente. O laboratório fornecerá instruções e frascos adequados para cada tipo de exame, que poderá ser apenas uma ou mais amostras. Para maiores informações ligue para (21) 2667-3717 e fale conosco.

Coprologia Funcional
Coprocultura
Gordura Fecal (dosagem)
Gordura Fecal (pesquisa)
Parasitológico
Parasitológico - MIF
Pesquisa de sangue oculto
Pesquisa de Rotavírus

fezes recentes
fezes recentes
fezes 24h
fezes recentes
fezes recentes
fezes (3 amostras)
fezes recentes
fezes recentes



ANATOMIA PATOLÓGICA

Colpocitologia, Histopatologia, citologia.

 
Voltar ao Topo